A produção na pecuária de corte e leite nacional está basicamente fundamentada em produção animal à pasto. Entretanto, cerca de 80% das áreas de pastagens encontram-se em algum estágio de degradação. Este panorama ocorre normalmente por manejo inadequado dos recursos naturais, que dentre eles a fertilidade do solo é um dos mais importantes.
A constante remoção de nutrientes sem sua adequada reposição acarreta então a dita “degradação dos pastos”. Desta forma faz-se necessário entender o processo de extração de nutrientes pelas plantas, interpretar a fertilidade natural dos solos e por fim, recomendar estratégias de reposição de nutrientes com vista a manter a sustentabilidade das pastagens.
Sendo assim, o curso abordará inicialmente a amostragem de solo, análises e suas devidas interpretações. Após esta fase, faremos as devidas recomendações técnicas de adubação com as formas e épocas de aplicação. Por fim, traçaremos metas de fertilização e discutiremos aspectos relativos à tomada de decisão de adubar ou não o pasto.
Mais informações