Truemag

  • Cursos Online
  • Loja
    • Cursos Online
    • Softwares
  • Pecuária de Corte
    • Cadeia Produtiva
    • Radares Técnicos
    • Tecnologia
  • Pecuária de Leite
    • Cadeia Produtiva
    • Radares Técnicos
    • Tecnologia
  • Capa
  • Quem somos
  • Carrinho
  • Registre-se no site
  • Contato
  • Login
Início Desafio é continuar crescendo em 2015, apesar do arrocho.

Desafio é continuar crescendo em 2015, apesar do arrocho.

Autor: Marcelo Cerutti*.

O ano de 2015 está longe de acabar, mas com certeza, não deixará saudades para o Agronegócio. A disparada do dólar e suas consequências para o agronegócio não poderiam ser diferentes: aumento no custo de produção, travamento da comercialização de insumos, incertezas no fechamento do pacote agrícola e em especial o arrocho no limite de crédito para o setor produtivo.

Diante deste cenário, vemos as agrorevendas com um desafio forte pela frente: manter seu crescimento comercial, continuar alavancando vendas, ampliar sua participação no mercado e conquistar mais clientes.

A pergunta que desejamos ajudar a responder: É possível vender mais e continuar crescendo em 2015?

Sim é possível. Nos trabalhos de consultoria empresarial tenho enfatizado o quanto é importante as empresas estarem sólidas em seu fluxo de caixa e se diferenciarem por serviços especializado e com profissionais capacitados que conheçam o negócio do cliente.

btv-33-pag-6-1

O crédito limitante para compra de insumos tem feito o produtor brasileiro optar por um pacote de insumos mais “barato” e uma diluição no custo de produção com opções de produtos com “melhor” preço e muitas vezes com menor qualidade. É de responsabilidade de todos os profissionais técnicos do agronegócio alertar o impacto dessa decisão para os resultados da lavoura e da produção pecuária do nosso cliente.

Em um mercado extremamente competitivo, onde a grande maioria das empresas buscam apresentar um diferencial de benefícios e qualidade de seus produtos com inovação tecnológica, fica evidente que a política do menor preço não privilegia a melhor qualidade.

Compras sem planejamento, estoque desvinculados da venda casada, ausência de indicadores de crédito (limites de compras/cadastro) e equipes mal qualificadas serão a dor de cabeça, para um futuro de altos estoques, baixo giro, inadimplência e desmotivação dos vendedores.

Vendedores que conhecem o resultado de seus produtos devem enfatizar o quanto é importante o produtor não abrir mão dos seus princípios de produção. Somada a essa postura de vender produtos com ênfase no beneficio, a agro revenda deve disponibilizar uma política de negociação que ofereça um preço justo, um prazo sustentável e encargos financeiros adequados ao mercado. Onde o principal objetivo é manter bons clientes e não perder mercado para a concorrência. Contudo, a agro revenda só chega a essa “fórmula mágica” utilizando-se de uma boa negociação de preço, prazo e volume com seus fornecedores.

Reafirmo novamente que é possível continuar vendendo mais e melhor em 2015. Tenho feito isso com as empresas as quais estou trabalhando. Até mesmo o trabalho de consultoria em gestão comercial passou a ser mais valorizado pelas empresas que desconheciam a aplicação das ferramentas comercias e dos indicadores de desempenho. Redobrar os cuidados é necessário, afinal, se dobrarmos os joelhos que seja para ganhar impulso e saltar mais alto.

Marcelo Cerutti. Diretor da empresa CERUTTI Consultoria e Treinamento, especializada em gestão de vendas para o Agronegócio.

Visite o site: http://www.treinamentovendasagro.com.br ou ligue 67-8124-6558.
E-mail: [email protected]

jul 2, 2015joaogabriel

Deixe seu comentário

Leite: preço ao produtor subiu em maioValorização do dólar pode tornar milho brasileiro mais competitivo
Talvez você goste também
 
Senadores dos EUA pedem revisão de venda da National Beef
 
Valorização do dólar estimula agronegócio e prejudica importador
02/07/2015 Artigos, Sem categoriaAgronegócio, Agrovendas, Mercado Agronegócio475


Materiais Gratuitos
Quem somos
Um portal de capacitação técnica, educação continuada e eventos, com o objetivo de proporcionar um ambiente interativo que permita atender às aspirações de desenvolvimento profissional dentro da realidade do agronegócio brasileiro.

Pollítica de Privacidade
Termos e Condições de Uso
Contato

Atendimento

Horário de atendimento: das 8:00 às 12:00, das 14:00 às 18:00. Retornamos as ligações interurbanas de clientes.

Endereço: Rua Diogo Zuliani 174. Maringá. Paraná.

TIM/ Whatsapp: +55 44 991191999

Email: [email protected]

Skype: portaliepec

Somos Associados


Junte-se a mais de 107.000 usuários
Índice de satisfação de 96%
Mais de 78.000 fãs no Facebook
Formas de Pagamento
2016 © IEPEC. Todos os direitos reservados. Hosting: Media Temple. Email Marketing: GetResponse. Design by Themeforest.